Imagem

A escolha de um cão mudará a sua rotina e a de sua família (para melhor!). Um amigo de quatro patas pode trazer um monte de benefícios para sua vida, além de companhia e afeto, pode reforçar o seu sistema imunológico, reduzir a depressão e até mesmo diminuir a pressão arterial. Mas antes de achar o cachorro ideal, você precisa se conhecer para poder combinar seu estilo de vida às características físicas, ao temperamento e às necessidades particulares do cão.

Para facilitar a sua escolha, defini 11 estilos de cachorros: CÃO DE GUARDA, CÃO DE “APERTAMENTO”, CÃO QUE GOSTA DE CRIANÇA, CÃO “RATO DE ACADEMIA”, CÃO CARENTE, CÃO INDEPENDENTE, CÃO PARA QUEM TEM ALERGIA, CÃO CASEIRO, CÃO DE BOLSO, CÃO TRABALHADOR e CÃO GENÉRICO. A cada post, divulgarei um estilo e as raças mais adequadas, até completar os 11 estilos. Mas antes da escolha, pense em tudo: desde o tempo a dinheiro que irá disponibilizar. Lembrando que é necessário levá-lo ao veterinário, dar vacinas, remédios anti-pulgas etc. Cito aqui um bom exemplo do que pode ser uma escolha errada para quem está sem folga no orçamento: A proporção do consumo de alimento de um Dogue Alemão é equivalente a de um leão de dois anos de idade. Então, pesquise bem antes!

Conheça as particularidades de cada raça e escolha o melhor cachorro para completar sua vida!

Hoje falaremos do:

1) CÃO DE GUARDA

Imagem

Existem pessoas que acham que um cão de guarda deve desde o começo ser acostumado a dormir fora da casa. É triste e irresponsável manter um cãozinho de poucas semanas de idade sozinho, longe da sua matilha. Tratado dessa forma ele pode se tornar um cão medroso que late por qualquer coisa. Um cão criado sem atenção, é menos ligado à família, perdendo o interesse em  defender casa e família. Muitos cães se tornam agressivos demais sem o afeto de um responsável. O ideal é deixá-lo quando pequeno dormir próximo ao seu dono e por volta dos cinco meses acostumá-lo no seu lugar.

Independente da raça que escolher, é indispensável que haja treinamento para essa finalidade. Treinamento não significa bater no animal e sim ensiná-lo como agir e se comportar para defender seu território. Existem muitas empresas especializadas para dar este suporte e sempre indico que este treinamento seja feito junto com o dono. É mais importante o tutor aprender os comandos – O cão conta com uma porcentagem de aprendizado de 20% e seu dono com 80%, além do que, não corre o risco do cachorro obedecer apenas o treinador.

Cães de guarda são raças que pela sua desconfiança em relação a estranhos e pelo seu porte, fazem frente a intrusos impedindo fisicamente a entrada deste no território que guarda.

Existem linhagens selecionadas justamente pela sua capacidade de trabalho. Abaixo listei os cães mais eficazes como guardas, devido ao seu sentido territorial, agressividade, aparência, força, coragem e resistência no contra-ataque.

  •   Bullmastiff

bullmastiff

  •   Doberman

doberman_pinscher

  •   Rottweiler

rottweiler-12908

  •   Komondor

komondor-04

  •   Schnauzer Gigante

caes-schnauzer-gigante-p

  •   Pastor Alemão

pastor_alemao2

  •   Rhodesian Ridgeback

chivas-home-web1

  •   Kuvasz

Julilog

  •   American Staffordshire Terrier

6524american-staffordshire-terrier1

  •   Mastiff

mastiff-2-645mk062411

  •   Akita

AKITA

  •   Fila Brasileiro

FILA

  •   Pastor Belga

cao-pastor-belga

Não são raças de guarda: o Labrador; Golden Retriever, Husky Siberiano; PitBull (sim, o Pit Bull e o Bull Terrier não são cães de guarda, eles são cães de rinha), Dálmata, Weimaraner, Chow-Chow e Shar-Pei.

Bom, é isso. Espero ter conseguido ajudar quem tem interesse em desenvolver um cão de guarda. Tenham calma e planejem com cuidado e carinho todo caminho a ser trilhado.